quinta-feira, 24 de maio de 2012

RELEASE



NO TEMPO DAS MATINÊS

Paulo Tardin é um pesquisador e colecionador de raridades do cinema e da televisão.  Possui filmes de cowboys, seriados de aventuras, policiais, heróis da selva, comédias, terror, espionagem, documentários, clássicos etc., (em fitas de vídeo, DVDs e películas de 16 e 35 mm) da chamada ERA DE OURO DO CINEMA.

Criador da Fã Clube Cine - TV Nostalgia, que reúne – hoje – cerca de 18.000 aficionados por todo o país, Tardin resgata em sua gigantesca coleção perto de 35.000 títulos raros e mais fotos, pôsteres e “lobby-cards”, além de livros e revistas em quadrinhos, inclusive o primeiro “Western”, produzido em 1903.
Também comerciante (lojas de discos e locadoras de filmes), Paulo viu-se na obrigação de transformar a sua casa em Bom Jesus do Itabapoana, RJ, em um verdadeiro museu, tal a imensidão do seu acervo.
Cinéfilo desde 1950 (nasceu na década anterior), Paulo Tardin começou sua coleção ainda menino, recolhendo – do assoalho da cabine de projeção do velho “poeira” da cidade natal – os fotogramas esquecidos dos filmes de faroestes. Também levava “para guardar em casa” – dizia – após a última sessão noturna, alguns cartazes expostos; gesto que classifica, hoje, “apenas como troca de titularidade”, brinca.

Ele fez muitas viagens pelo Brasil afora, e também ao exterior, em busca de imagens que se consideravam perdidas.  E conhecer as planícies selvagens (dos Estados Unidos da América), onde eram realizados os filmes preferidos da sua infância e, se possível, travar um contato pessoal com seus ídolos, eram outros desafios a serem vencidos.

E Paulo Tardin conseguiu tornar realidade suas fantasias infantis: viajando pela América do Norte, entre os Estados da Califórnia, Arizona, Nevada e Utah, pôde conhecer os belíssimos palcos naturais por onde desfilavam os grandes heróis, incluindo aí o Grand Canyon, Vasquez Rock`s e o maravilhoso Monument Valley, cenário predileto do mestre John Ford.

Por vários anos seguidos tem participado do LONE PINE FILM FESTIVAL (Lone Pine, outro magnífico cenário hollywoodiano), onde conheceu e se tornou amigo de antigos mitos das matinés de outrora: ROY ROGERS, o Rei dos Cowboys; GENE AUTRY, o primeiro Cowboy-Cantor; MONTE HALE, o Príncipe das Planícies; IRON EYES CODY, o mais famoso Pele-Vermelha dos faroestes; WILLIAM WITNEY, o mais bem sucedido diretor dos westerns B e seriados de aventuras, fonte de inspiração para o mago STEVEN SPIELBERG. ( O veterano Witney dirigiu, entre outras grandes produções, ROBUR – O CONQUISTADOR DO MUNDO,  baseado em livro de Jules Verne, com Charles Bronson e Vincent Price ).

Tardin fez amizade também com as ‘mocinhas’ PEGGY STEWART (uma das mais assíduas e favoritas dos anos 40 e 50); VIRGINIA MAYO (loura fatal, muitas vezes; estrelou com James Cagney FÚRIA SANGUINÁRIA); e outros atores-cowboys: GEORGE MONTGOMERY, HARRY CAREY JR., JOHN AGAR, FRANK COGLAN JR. ( o Billy Batson do Capitão Marvel, aquele do “SHAZAM” ).

Partes do fantástico acervo de Paulo Tardin têm sido apreciadas através de Mostras realizadas em espaços nobres, no Rio de Janeiro, como: CINEMATECA DO MUSEU DE ARTE MODERNA; FUNDAÇÃO REAL GRANDEZA (FURNAS); CENTRO CULTURAL CÂNDIDO MENDES; FUNARTE (AUDITÓRIO MURILO MIRANDA DO TEATRO CLAUCE ROCHA); MUSEU DA REPÚBLICA; MUSEU DO TELEPHONE ( atual OI-FUTURO DO FLAMENGO, onde foi resgatada a memória do cômico ANKITO, com uma concorrida mostra de seus filmes e a presença do mesmo); e, em São Paulo, no CENTRO CULTURAL, com o ciclo intitulado “NO TEMPO DAS MATINÉS”, nome que serve, aliás, para um livro que Tardin está escrevendo e espera lançar brevemente.

Atualmente, Paulo Tardin vem se dedicando também a restaurar filmes brasileiros (muitos considerados desaparecidos): O PETRÓLEO É NOSSO (54); CHICO VIOLA NÃO MORREU (57) – vida romanceada do cantor Francisco Alves, o “Rei da Voz”; LUZ DOS MEUS OLHOS (47) – fita rodada pela Atlântida e primeiro filme de Cacilda Becker.  Também fazem parte do projeto diversas séries de TV que fizeram delícias com as crianças das décadas passadas, inclusive a famosa NATIONAL KID.

Do grande arquivo de raridades do seu acervo foi selecionada uma sequência do lendário cowboy do cinema mudo TOM MIX, para ser inserida no filme sobre o consagrado compositor brasileiro HEITOR VILLA LOBOS, obra do cineasta Zelito Vianna. Muitas outras cenas de filmes raros e antigos são também cedidas para muitas novelas de época das TVs do Brasil.

Paulo Tardin foi nomeado membro titular do CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA DO ESPÍRITO SANTO, em reconhecimento ao seu trabalho de preservação da memória cinematográfica.

( Lauro Affonso Faria – JORNALISTA – Reg. Profissional: DRT- 17.834/RJ ).

 

4 comentários:

  1. FIQUEI MARAVILHADO COM TUDO O QUE FOI POSTADO E ESCRITO SOBRE SUA ILUSTRE PESSOA, PAULO. SOU VIDRADO POR FILMES E MÚSICAS. NASCI EM 1950, NUMA CIDADE DO INTERIOR DOESTADO DE ALAGOAS DENOMINADA SÃO JOSÉ DA LAJE. SOU JORNALISTA REG. PROF. 315 MTE/AL. RESIDO HÁ 60 ANOS EM MACEIÓ. TIVE O PRIVILÉGIO DE ASSISTIR GRANDIOSOS FILMES, A EXEMPLO DE "LA VIOLETERA", "DAMA DAS CAMÉLIAS", " SANGUE E AREIA", " DOUTOR JIVAGO", "EM ALGUM LUGAR DO PASSADO", DENTRE OUTROS.
    FINALMENTE, QUERO PARABENIZAR O AMIGO PELO BRILHANTE ACERVO E DESEJAR UM ANO NOVO CHEIO DE BÊNÇÃOS. ABRAÇO FORTE !

    ResponderExcluir
  2. ACOMPANHO O TRABALHO DE PAULO TARDIN HÁ MAIS DE VINTE ANOS. É O MAIOR COLECIONADOR DE FILMES NO BRASIL E UM DOS MAIORES DO MUNDO.

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou Carlos do canais 'Quem se Lembra' e do "Vídeos & Afins" (ambos no youtube). Eu vi a entrevista que você concedeu ao Jô Soares no SBT. Foi sensacional e desejo que você tenha muita saúde e que continue a nos alegrar com essas grandes raridades do cinema.

    ResponderExcluir
  4. Ainda vendem DVD?
    Mandei email mas não obtive resposta
    Roberto Cardoso da Silva
    robercarsil@hotmail.com

    ResponderExcluir